Aula de pilates durante a gravidez!

pilatesgravidez

Foto - Shutterstock

Quando descobrem que estão grávidas muitas mulheres param de praticar exercícios físicos, mas, assim como durante toda a vida, a prática esportiva é muito importante neste período. Porém, a modalidade deve ser escolhida com cuidado, evitando grandes impactos, por isso uma boa opção é o pilates.

Essa foi a escolha de Mirella Santos, gravidíssima e casada com o humorista Wellington Muniz, que adotou as aulas de pilates estúdio como atividade física nessa fase da vida. Seu objetivo é ter um parto natural. Três vezes por semana, a apresentadora, que está com 32 semanas de gestação e comanda um quadro sobre gravidez no Hoje em Dia (Record), pratica a modalidade numa academia da zona sul de São Paulo.

"O pilates trabalha o corpo como um todo. No caso da grávida, ele ajuda principalmente a trabalhar a musculatura do períneo (região do corpo entre a vagina e o ânus) e do assoalho pélvico, o que ajuda a segurar o peso da barriga e prepara para a hora do parto", afirma Patrícia Macedo Bento Santos, fisioterapeuta e coordenadora do estúdio de pilates da academia Reebok.

Outro benefício da modalidade é a melhora da circulação sanguínea, o que, no caso das grávidas, alivia o inchaço e a retenção de líquidos, dois incômodos bastante comuns dessa fase. "Estou gostando muito, pois os exercícios se concentram nos músculos abdominais e as posições aliviam a pressão sobre as costas e a bacia", afirma Mirella, que, às vezes, ainda faz musculação e hidroginástica.

Mirella faz exercícios tanto para os membros superiores quanto para os inferiores. Outro ganho da atividade está relacionada com os exercícios de estabilização das escápulas (osso que faz parte da articulação do ombro), que vão ajudar a mulher enfrentar a nova rotina de cuidados com o recém-nascido, com noites mal dormidas e inúmeras trocas de fraldas", diz.

É um trabalho global pensando na gravidez e também no pós-parto.Na maioria dos casos é possível fazer as aulas até o finalzinho da gravidez.


Por Vila Mulher

Comente