Atividades físicas para grávidas

Atividades físicas para grávidas

Uma dúvida muito comum entre as mulheres é saber quais exercícios físicos são permitidos durante a gravidez? A personal gestante e diretora do Método Mais Vida Gestantes, Gizele Monteiro, explica que a primeira coisa a se fazer, se a ideia é praticar exercícios nessa fase da vida, é conversar com o seu médico. Ele vai ainda dizer se a atividade que você quer fazer é uma boa opção no seu caso.

Gizele listou as atividades mais comuns entre as grávidas e explicou seus prós e contras. Confira:

Musculação - É uma atividade muito usada hoje nas academias porque é um treinamento personalizado. Se bem orientada é uma atividade muito importante e interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postura. Há sempre a necessidade de realizar ajustes conforme a individualidade da gestante. Desde que liberada pelo médico, tanto a gestante que era sedentária, quanto a que já fazia musculação podem fazê-la.

Pilates - Não é uma atividade indicada para gestantes que eram sedentárias antes de engravidar e que nunca fizeram Pilates. Apesar de ser uma atividade importante para o fortalecimento muscular (para auxílio de desconfortos pelas mudanças posturais) e do assoalho pélvico (importante para o parto normal), é intensa para quem não nunca praticou.

Treinamento Funcional - No treinamento funcional existe uma variação muito grande de exercícios e materiais que podem ser utilizados. O profissional deverá conhecer muito bem cada exercícios e material para adaptá-lo para a gestante, já que ela não poderá fazer todos.

As grandes instabilidades e exercícios arriscados não devem ser realizados. Na gravidez a orientação deve ser sempre a segurança da gestante não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício. É importante que o profissional conheça bastante da gravidez e do treinamento funcional para aplicá-lo.

Corrida - Exige um grande nível de aptidão de quem irá praticá-la, portanto não indicada para se iniciar durante a gravidez. Para gestantes que já corriam antes de engravidar a indicação é que seja acompanhado por um profissional e que distâncias e intensidade sejam controladas e reduzidas com o progresso da gravidez.

Ginástica para gestantes - Uma atividade em grupo é sempre bom para descontrair e motivar. As aulas devem ser programadas e direcionadas para as necessidades gestacionais, havendo sempre a ação em diferentes grupamento musculares e também exercícios com objetivos e materiais diferentes. Mesmo uma gestante sedentária pode iniciar, mas sempre com o controle do profissional que irá atendê-la.

Alongamento - Proporcionam o relaxamento e o equilíbrio para grupamentos musculares sobrecarregados pelas mudanças posturais.


Hidroginástica - É ainda a atividade mais indicada pelos médicos, e é sem dúvidas traz vários benefícios para a gestante, principalmente no último trimestre. Nesse momento muitas gestantes sofrem com o inchaço nas pernas e a atividade em água é muito positiva para esse alívio.

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