Até quando pode ir uma gestação?

10% das mães de primeira viagem chega até a 42ª semana
gravidez-tempo

Foto - Shutterstock

Todo mundo sabe que uma gravidez dura nove meses. Mas até quanto tempo depois desse período é seguro ter uma gravidez? Segundo o ginecologista e obstetra, defensor do parto humanizado, Alberto Jorge Guimarães, com 38 semanas o bebê está maduro para nascer, ainda que maioria nasça até completar 40 semanas.

O bebê também pode esperar até a 42ª semana, desde que o bem-estar da mãe e do bebê sejam muito bem monitorados pelo médico. No entanto, a maioria dos obstetras não permitirá que as mulheres passem mais de duas semanas do dia estipulado do parto.

Segundo ele, nesta fase algumas modificações ainda estão ocorrendo em alguns órgãos como o sistema nervoso central: os neurônios estão completando sua mielinização, deixando o sistema de condução dos estímulos nervosos mais maduro e aumentando a carga de informações que chegam ao cérebro, o que será muito importante na sua vida fora da barriga da mamãe.

"É muito importante que a gestante saiba reconhecer os sinais indicadores de que chegou a hora de ir para a maternidade: presença de contrações uterinas ritmadas, duas a cada 10 minutos, com duração de 40 segundos a 1 minuto; rotura da bolsa das águas, com saída de líquido amniótico que "escorre" pela perna ou sangramento vaginal anormal", alerta o médico.

O médico afirma que apenas 10% das mães de primeira viagem chega até a 42ª semana. Isso posto, a maioria dão a luz dentro até a 40ª semana. O importante é o bom acompanhamento da gestação, até para se for o caso, mudar os planos de parto. Ainda sim, todas a gestantes monitoradas, podem ter parto normal, desde que tenham condições para tanto. 


Por Vila Mulher

Comente