Aparelho pode diminuir os riscos do bebê durante o parto

aparedlho riscosparto

Foto - Reprodução/TEDYoutube

O OdónDevice é um aparelho que protege a cabeça do bebê dentro do útero da mãe no momento do parto, com o objetivo de amenizar os riscos da criança ao nascer.

O aparelho é uma criação dos argentinos Jorge Odón e Carlos Modena, com a supervisão de um obstetra. Odón estava jantando na sua antiga oficina mecânica (vendida para dar continuidade na jornada do aparelho) e um de seus colaboradores conseguiu tirar uma rolha de dentro de uma garrafa de vinho. Após ver a cena, Jorge se questionou para saber se o mesmo não era possível com os úteros e bebês.

A invenção diminui os principais riscos do parto: hemorragia pós-parto, parto obstruído e infecções no útero. Além disso, a novidade diminui as possibilidades do bebê ficar contaminado por alguma doença venérea (como o HIV), já que o aparelho impede o contato direto do recém-nascido com as mucosas uterinas da mãe.

O aparelho foi testado em 30 mulheres na Argentina e será vendido pela empresa norte-americana Becton, Dickinson and Company (BD). A iniciativa recebeu o aval do doutor italiano Mario Merialdi, médico responsável pela Equipe de Reprodução Humana da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja aqui como o aparelho funciona:


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: nascimento parto odóndevice