A gravidez eternizada nas "bellies"

A gravidez eternizada nas bellies

Foto: divulgação

A gravidez é, com certeza, um dos momentos mais felizes e emocionantes na vida de uma mulher. Curtir cada momento, a barriga crescendo, o bebê chutando, o primeiro ultrasson, tudo completa uma sensação única, mas que nem sempre tem a atenção necessária no quesito "recordações".

Uma artista plástica canadense - que mora aqui no Brasil - resolveu dar uma mãozinha. Carey Evans trabalhou durante muito tempo tirando fotos de bebês depois do parto. Mas sempre teve a impressão de que não existia suficiente atenção dada às mulheres no período da gestação, para registrar essa fase em tamanho real.

Para mudar esse cenário, Carey resolveu, ao invés de fotos, utilizar outra forma de arte para criar uma lembrança única, que remetesse ao período da gravidez. "Eu combinei meu hobby com cerâmica à ideia de fazer uma cópia da barriga da gestante", explica a artista. Foi aí que surgiram as "Bellies" (barrigas, em inglês), que são esculturas feitas a partir da barrigona da própria mamãe. "Nossa ideia é celebrar e valorizar a mulher de uma nova maneira, de modo que algo valioso possa ser passado da mãe para seus filhos", explica Carey. "‘Bellies’ é a arte celebrando a vida!"

Para criar essa barrigona em 3D, Carey aplica vaselina sobre a pele, para facilitar a remoção do gesso, por exemplo. Depois, ele é aplicado com água morna, diretamente na barriga, sem risco para a mamãe. Aí basta esperar 15 minutos para a secagem e o molde se desprende facilmente. Aí a peça fica no estúdio de Carey para ser customizada como a mãe desejar.

Além do gesso, material mais comumente utilizado, as "Bellies" podem ser moldadas, ainda, em cerâmica e bronze - e se transformam numa forma belíssima de eternizar o momento que foi a espera pela chegada do bebê. "No futuro, estamos planejando utilizar alumínio e ouro para confeccionar as esculturas", afirma.

As "Bellies" de gesso podem ser feitas em casa mesmo, pelos próprios papais, ou no ateliê de Carey, que fica em São Paulo. As mamães podem, ainda, se aventurar no mundo das artes e pintar suas próprias barrigas com figuras que demonstrem o que elas estão sentindo.

[galeria]

As esculturas feitas com outro material, ou que contenham um "algo mais" na hora de Carey produzir podem ter o preço salgado. Os kits custam entre R$180 e R$ 3.200, dependendo de qual deles a mamãe optou. Todas as barrigas são reproduzidas em tamanho real.


As "Bellies" de gesso demoram duas semanas para ficarem prontas. As de cerâmicas um pouquinho mais, cerca de seis. Segundo Carey, a data ideal para confeccionar as esculturas é entre 32 e 38 semanas de gestação. Mais informações você encontra no site dela: www.bellies.com.br

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente