A beleza dos seios após a gestação

seiosgestação

Foto - Shutterstock

A gestação é um período de profundas transformações para o corpo e mente da mulher. Neste momento, uma das questões que permeiam as preocupações e inseguranças da mulher é a beleza dos seios.

Com as grandes alterações que sofrem, como crescimento no período da amamentação à diminuição e flacidez no período pós lactação, o aspecto final das mamas pode vir a interferir na autoestima, na feminilidade e até na qualidade de vida das mães.

Entender como acontecem as alterações das mamas e conhecer os recursos existentes para minimizar esses impactos tanto físicos quanto psicológicos, faz toda a diferença para que mulher possa tirar o máximo de proveito de todas as fases, de forma tranquila e feliz.

A seguir confira algumas dicas do cirurgião plástico Vinicius Melgaço, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro titular da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, que ajudam a minimizar o impacto das mudanças nas mamas, provocadas pela gestação:

Por que a gravidez pode causar flacidez ou queda das mamas?

Durante a gestação, as mamas sofrem alterações, devido ao ganho de peso e à preparação das glândulas mamárias para o aleitamento.

Após o parto e o período de amamentação, as glândulas mamárias se atrofiam, voltam ao seu estado normal, e a mulher também perde peso. Na maioria das vezes, isso leva à redução, flacidez e/ou à queda das mamas.

Existe alguma forma para que isso seja evitado?

Depende. Cada organismo reage de uma maneira, inclusive após a maternidade. Mas, algumas medidas contribuem para minimizar alterações drásticas. Entre as principais: procurar manter o peso equilibrado com o ganho médio entre 8 e 12kg, durante a gestação; utilizar cremes adequados para a hidratação da pele; preservar a musculatura das mamas e a firmeza da pele, com a prática moderada de atividade física e exposição diária ao sol, por 15 minutos, nos horários adequados (antes das 10h e após às 16h).

Qual o melhor momento para a cirurgia plástica das mamas, após a gravidez?

O ideal é após o primeiro ano do filho e/ou seis meses depois do término do período da amamentação.

Se a mulher planeja uma nova gravidez, no futuro, ela pode fazer a cirurgia plástica de mama entre uma gravidez e outra?

A boa notícia é que a colocação dos implantes mamários não interfere na amamentação e, por isso, não impede que a mãe melhore sua autoestima, mesmo se estiver planejando engravidar novamente. Ela pode sim realizar a cirurgia, entre um filho e outro, desde que ela aguarde um ano para engravidar, após a colocação do implante mamário.

Qual o tempo de recuperação da paciente, após a colocação de implante?

É muito rápida. Após uma cirurgia de colocação de implante, a recuperação varia de uma semana a dez dias. No caso de redução da mama e colocação de implante, o prazo é de duas a três semanas.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: amamentação seios