8 coisas que você descobrirá só na segunda gravidez

Mamãe de segunda viagem? Então confira nossas dicas para a gestação

Dúvidas durante a segunda gravidez são comuns.

Após a primeira gestação, quando a mamãe se prepara intensivamente para receber o primogênito, é comum as mulheres acharem que já sabem tudo sobre gravidez. Mas aí vem a segunda gravidez para mostrar que não é bem assim. Na segunda gestação há outras mudanças na rotina da grávida, que aqui explicadas por tópicos pela doutora Giulianna Petti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz.


Barriguinha aparecendo

Na segunda gestação, é provável que a barriga de grávida apareça mais cedo do que na primeira. Isso acontece porque, de acordo com a obstetra, a musculatura da mamãe está mais frouxa e elástica, permitindo que o útero apareça com mais facilidade. 

Os movimentos do bebê

Foto: Reprodução/boainformação

Durante a segunda gravidez, é provável que a mamãe sinta os movimentos do bebê antes. O porquê disso é explicado pela especialista: “Como a paciente já sabe como são os sintomas, há chances de perceber os movimentos do bebê até duas semanas mais cedo do que na primeira gestação”.

Sempre aprendendo

Mesmo sendo a segunda gestação, isso não significa que você sabe tudo sobre ter filhos. Ainda é aconselhável frequentar classes pré-parto: você vai ver que ainda restaram algumas dúvidas da primeira gestação!

O parto

Caso os dois partos tenham sido naturais, você vai perceber que durante o segundo tanto a dilatação quanto a expulsão podem levar menos tempo que o primeiro. Isso acontece porque a musculatura perineal que fica entre a região da vagina e do ânus está mais frouxa e mais elástica, favorecendo e facilitando o parto normal

Falta de tempo

Foto: Reprodução/giraffa

A partir do segundo filho, você terá menos tempo, já que tem outro filho para cuidar. Lembra na primeira gestação quando você passava horas lendo livros sobre bebês, ou então comprando várias roupinhas para a chegada do bebê etc? Esse tempo de lazer será reduzido, para não dizer inexistente. Mas não desanime: toda mãe passa por isso

Horários irregulares

Você já tinha esquecido como foram os primeiros meses do seu primogênito, quando você passava horas sem dormir até montar um esquema de rotina. Pois é, essa confusão vai voltar, mas agora você estará mais preparada pois já tem a experiência!

Praticidade em primeiro lugar

Foto: Reprodução/fanfiction

Lembra o quanto você brincava de boneco com seu filho e ficava escolhendo uma roupinha especial para cada evento? Pois é, seu segundo bebê terá um estilo, digamos, mais informal. O tempo será reduzido e você acabará vestindo o nenê com as roupinhas que estiverem mais próxima. Vale até vestir o bebê com as roupinhas do primeiro filho.

O tempo voa

Muitas mamães percebem que o tempo começa a voar a partir da segunda gestação. São muitas responsabilidades e cuidados extras que agora fazem parte do seu dia a dia. Mas não se preocupe com o tempo, aproveite cada momento da gestação. Sabendo que você não é mãe de primeira viagem, fica mais fácil economizar tempo!

Por Lívia Duarte

Comente