5 passos para higienizar o coto umbilical

coto umbilicalumbigobebê

Foto - Shutterstock

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido, o coto umbilical.

Inicialmente, o coto tem aspecto amolecido e gelatinoso, tornando-se gradativamente escuro e seco. A queda do coto ocorre entre o sétimo e o décimo quinto dia de vida, porém, em alguns casos, esse prazo pode aumentar ou diminuir, sem que represente um problema.

Enquanto isso não acontece, a região necessita de cuidados especiais e a limpeza deve ser realizada após cada troca de fralda e após o banho, para evitar infecções. Essa limpeza não é dolorida, mas alguns bebês podem não gostar pelo contato da pele com o líquido frio.

Confira abaixo um passo a passo para higienizá-lo:

1) Lave bem as mãos antes de iniciar a limpeza;

2) Retire a fralda do bebê e umedeça as duas extremidades de um cotonete em álcool a 70%;

3) Passe o cotonete umedecido na base do coto (entre o coto e a pele) com movimentos circulares e de maneira bem suave. É normal aparecer um pouco de sangue no algodão da haste ou na pele;

4) Utilize a quantidade necessária até que o algodão do cotonete saia completamente limpo;

5) Após limpar a base, limpe o restante do coto umbilical com outro cotonete umedecido no mesmo álcool.

Tome nota destes cuidados! Eles fazem parte de momentos únicos entre a mamãe e o seu filho e todos os detalhes, movimentos e gestos serão percebidos pelo bebê e guardados na memória de ambos como uma verdadeira demonstração de amor e carinho.


Por Vila Mulher

Comente