Yoga para crianças

Yoga para crianças

Fotos/Espaço Nirvana

Conquistar uma vida adulta alegre e saudável através do equilíbrio e da harmonia é o objetivo essencial da yoga, atividade que vem sendo praticada por um número crescente de crianças em busca do aprendizado para relaxar e enfrentar o estresse de situações de conflito às quais estão naturalmente expostas. Os benefícios, porém, formam uma lista bem maior, como a solução para a falta de concentração ou questões físicas, como problemas respiratórios e posturais.

A molecada fica, literalmente, de cabeça para baixo. Assim como em muitas atividades pedagógicas, muitos exercícios são dados de forma lúdica, por meio de brincadeiras. Segundo Antônio Tigre, professor de yoga para crianças do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, cria-se jogos de expressão corporal para entrar em contato com a postura.

Yoga para crianças

"Crianças em torno dos 5 anos já podem iniciar a yoga. O ideal, no princípio, é que elas aprendam a respirar, relaxar, depois se concentrar. A prática da atividade ajuda a garotada a resolver problemas de relacionamento e eles passam a se socializar de forma diferente.

Trabalhamos sua autoestima, assim eles conseguem superar até problemas de inibição". Segundo o professor, é recomendável que uma classe de yoga não tenha mais que 15 crianças. "É bom que vistam roupas folgadas, confortáveis para sentirem comodidade durante os movimentos".

Tigre explica que a yoga é baseada nas questões física, mental e espiritual e acaba proporcionando benefícios preventivos em relação à saúde das crianças. "Praticar yoga duas ou três vezes por semana é o ideal". Além disso, diz o professor, a yoga ajuda a prevenir problemas de saúde, uma vez que ajuda a manter a flexibilidade do corpo e a desenvolver outras habilidades.

leia também


"Crianças estão muito abertas às doenças. Adquirir bons hábitos de postura ainda na infância, por exemplo, é a melhor forma de prevenir problemas de coluna na fase adulta".

Por Adriana Cocco

Comente

Assuntos relacionados: crianças yoga equilíbrio harmonia