Xixi na cama pode ser indício de distúrbios

Xixi na cama pode ser indício de distúrbios

Quem nunca fez xixi na cama que atire a primeira pedra. Até os cinco anos de idade, não conseguir segurar a urina é muito comum. O problema é quando esse período se estende, aí é hora de os pais ficarem de olho, porque isso pode ser indício de algum distúrbio.

Segundo o Dr. Flávio Trigo, integrante da equipe de urologia avançada do Hospital Sírio-Libanês, existe mais de um possível motivo para a criança não conter a urina, como, por exemplo, o fator genético. Sim, quando o pai ou a mãe fizeram xixi na cama, a criança tem 40% de chance de ter o mesmo problema e, se isso tiver acontecido com os dois, essas chances sobem para 70%.

"Outro motivo é o sono pesado da criança, que as impedem de acordar. Algumas delas produzem urina de maneira elevada durante a noite e têm bexigas que se comportam como se fossem pequenas, fazendo com que elas não tenham muita autonomia", explica.

A enurese, distúrbio onde a criança não se segura até chegar ao banheiro, deve ser observada pelos pais a partir dos cinco anos, já que antes é muito aceitável que um pequenino que mal largou a fralda ainda não tenha controle total sobre suas vontades.

Dr. Flávio conta que o problema começa quando a criança passa a querer dormir na casa de um amiguinho ou vai para acampamentos, e isso afeta sua vida. "A proporção da enurese é de dois meninos para cada menina", acrescenta.

No caso de perceber que o filho está com a conhecida incontinência urinária é importante deixar claro que não é culpa da criança e, em hipótese alguma, deve-se adotar alguma atitude punitiva, como colocar a criança de castigo ou até ameaçar, porque desta forma os pais estão praticando bullying e deixando até marcas maiores em sua infância. "Os pais devem encarar como um problema médico", ressalta o urologista.


O especialista aproveita e alerta sobre o que mais não é recomendado fazer nesses casos: "Não se deve deixar criança grande de fraldas e nem acordá-la várias vezes para colocá-la para urinar". Para controlar a enurese, Dr. Flávio sugere: "Coloque a criança para fazer xixi pouco antes de dormir. Depois do jantar é bom evitar a ingestão de líquidos", finaliza.

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças xixi na cama