Volta às aulas: crianças retomam a rotina

Volta às aulas crianças retomam a rotina

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

As férias do meio do ano estão acabando e a maioria das criançasvolta às aulas na próxima semana. Para retomar à rotina com tranquilidade é preciso reorganizar os hábitos, principalmente a hora de acordar e comer.

Fazer as pazes com o despertador e dormir mais cedo, organizar o material escolar e o uniforme são algumas coisas que precisam ser feitas com certa urgência. Para quem não está com boas notas, é preciso se dedicar também para recuperar no segundo semestre.

A primeira diferença que gera reclamações são os horários de dormir e acordar. Normalmente nas férias, as crianças brincam até mais tarde e também dormem mais, o que não acontece no período de aulas. O relógio biológico está desajustado e precisa ser ajustado com antecedência, para evitar a sonolência na primeira semana de aulas.

Os horários das refeições também são mais flexíveis. Com tantos passeios, a alimentação inclui várias guloseimas. E os livros e o uniforme ficam em algum lugar do quarto, não se sabe onde. Como a volta às aulas será em breve, é preciso reorganizar o material e o uniforme. Não deixe para a última hora.

A hora de retomar a rotina é agora e os pais têm um papel fundamental neste momento, oferecendo orientação e mantendo as regras. De acordo com a supervisora pedagógica Letícia Gontijo, os pais devem começar a sinalizar a volta às aulas, conversar com os filhos sobre o início deste novo semestre e orientá-los no sentido de organizar a vida para a retomada da rotina de estudos.


Ainda há tempo de localizar o material escolar e preparar o uniforme com tranquilidade. Lavar os uniformes, verificar se o pé cresceu e se o sapato ainda está servindo e arrumar a mochila são tarefas necessárias. É importante que essas medidas sejam tomadas bem antes do primeiro dia de aula, evitando imprevistos.

Por Carmem Sanches

Comente