Viajar com os filhos: dicas e brincadeiras

Feriadão a todo vapor e você resolveu viajar com a criançada. Para as mamães de primeira viagem, literalmente, é bom escolher destinos próximos, afinal, elas não têm muita paciência para ficar dentro do carro. Uma boa idéia é chamar amigos ou parentes com filhos da mesma idade. Elas se divertem ainda mais!

Durante a viagem não precisa muito tempo para que elas fiquem entediadas. É bom fazer paradas após duas ou três horas para elas irem ao banheiro e se distraírem um pouco. Também vale recorrer às boas e velhas brincadeiras. Aproveitar os elementos da paisagem é uma boa pedida. No jogo da contagem, elas fazem a soma de animais, carros ou placas de determinada cor.

Quem não se lembra do “stop”? Ao invés de escrever no papel, apenas escolha uma letra do alfabeto e peça para elas falarem palavras com marcas de carro, brinquedos, comida ou nome de animal.

Uma comidinha leve também ajuda a manter o bom humor. Frutas, água, barrinhas de cereal ou bolachinhas são ótimas! Nunca se sabe o tipo de lanchonete que você vai encontrar no meio do caminho. Alimentação leve e saudável evita enjôos ou problemas intestinais.

Mas se elas ficarem enjoadas peça para olharem sempre à frente e deixe-as em uma altura mais alta para que vejam as janelas. Desenhar ou ler em movimento nem pensar!

CD´s ou DVD´s (apenas no banco traseiro) são usados na viagem e no destino. Por isso confira antes se o hotel ou posada tem o aparelho. Leve também um ou dois brinquedos, revistinhas, cadernos de desenho e canetinhas. São ótimos quando elas estão sem atividades, principalmente em dias de chuva.

Até os seis anos, elas vão adorar lugares com piscina, parques de diversão, atividades no campo. Depois dessa idade elas já se interessam por programas culturais e passeio mais completos, mas lembre-se que esse é um momento de você curtir com a criançada. Aproveite e participe também das brincadeiras!

Por Juliana Lopes

Comente