Viagem com os filhos - planejamento

Toda mãe sabe das dores e delícias de viajar com seus filhos. Sair da rotina pode arejar o relacionamento em família, mas cair na estrada com eles também pode virar aventura digna de filme, livro ou piada.

Além de alguns itens concretos, planejamento, bagagem maior e paciência são as primeiras exigências. Pense na chance da proximidade com seus filhos, faça disso um mantra motivador e lembre-se, as viagens em família farão parte da memória da infância deles!

A primeira dica é adequar o roteiro à sua condição de mãe zelosa. De carro, menos quilômetros por dia pode ser mais. Para o seu próprio bem, respeite a rotina de alimentação e o sono dos seus pequenos. O seu humor será reflexo direto do humor dos seus filhos.

Outra dica importante: para não sofrer com frustração, caia na real. Dependendo da idade de seus filhos, saiba de antemão que a viagem não será um sossego absoluto. Espírito preparado para o improviso é meio caminho andado. Com crianças até 5 anos, atenção e companhia em tempo integral serão necessárias.

Na escolha do destino tente combinar interesses adultos e infantis. Convenhamos, há roubadas que nós mesmas arquitetamos, roteiros gastronômicos que só interessam aos adultos, pousadas charmosas para nós, mas sem-graça para os pimpolhos e tantos outros erros.

Os custos da viagem também devem estar na lista de planejamento. Basicamente, uma criança representa um acréscimo no orçamento de 30 %, portanto estabeleça um limite de gastos com seus filhos. O pacto financeiro já será um exercício de educação financeira para eles.

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças viagem