Vacinação contra gripe já começou

Vacinação contra gripe já começou

A Campanha Nacional de Vacinação de 2011 contra a influenza começou na última segunda-feira e segue até o dia 13 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e profissionais da área da saúde, além de idosos e a população indígena.

A vacina protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo, isso quer dizer que, em todo o país, espera-se imunizar cerca de 23,8 milhões de pessoas.

No caso das crianças, a vacina será aplicada em duas etapas, meia dose de cada vez. É necessário levar os pequenos novamente ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose para que a segunda seja aplicada.

Vale lembrar que a vacina é contra-indiciada para pessoas que têm alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico antes de tomar a dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, as complicações deste vírus - como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes - acontecem com facilidade nesses grupos selecionados para receber a vacina, que ainda é a melhor forma de conter uma nova epidemia.

Por Larissa Alvarez

Comente