Vacinação contra a gripe em crianças

Vacinação contra a gripe em crianças

A partir de hoje, o Instituto Butantan, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, irá realizar um estudo inédito no país para uma eventual estratégia de imunização contra gripe comum em crianças a partir de seis anos.

Por isso será reliazada a vacinação em alunos do Ensino Fundamental matriculados em nove escolas da rede estadual no distrito do Butantan, em São Paulo. A iniciativa é baseada em estudos internacionais. Esses têm mostrado que a vacinação de crianças em idade escolar pode resultar na diminuição da doença tanto nas crianças quanto em seus familiares.

O principal objetivo é medir a eficácia desta vacina comparando a ocorrência de doença respiratória aguda (IRA) e gripe entre dois grupos de escolares um que receberá a vacina contra gripe e o outro que receberá outras vacinas (para meningite C e varicela - “catapora”).

Após a vacinação, além das crianças, seus familiares também serão acompanhados durante seis meses para identificar entre eles os casos de doenças respiratórias e gripe. Ao final do estudo será verificado qual dos grupos apresentou maior número de casos de gripe.

Vale ressaltar que a vacina usada nesse estudo será a a mesma da campanha dos maiores de 60 anos e é composta pelo vírus morto da gripe comum (vírus inativado). Os vírus da gripe modificam-se muito, portanto as vacinas para esta doença têm que ser adequadas e as pessoas devem ser vacinadas anualmente.


Lembrando que apenas serão vacinadas crianças cujo pai ou responsável autorizar a participação voluntária da criança. Não podem receber a vacina pessoas alérgicas a ovo e seus derivados ou as que apresentarem febre no momento da vacinação.

Por Juliana Lopes

Comente