Uma grande viagem

Você, mãe de crianças pequenas, que passou os últimos 2, 3 ou 4 anos colada aos seus rebentos. Que começou a se interessar por alimentação, por pedagogia, por roupas de puro algodão. Que declinou de convites para inúmeras festas e passou a acordar diariamente às 7 da manhã, numa luta insana contra o seu próprio, e agora atormentado, relógio biológico. Você, que deixou de fazer sexo (provavelmente por opção própria), que viu seu marido amuado pelos cantos com saudades da sua atenção, 200% voltada para aquele pequeno ser que, inexplicavelmente, saiu de dentro de você.

Muito bem, você: feche os olhos e respire. Pense que seus filhos estão em casa, bem cuidados e bem alimentados, e imagine-se em uma praia ensolarada, na companhia de duas grandes amigas. Mas não é você aos 20 anos e sim você no tempo presente. Nesta viagem você pode acordar na hora que quiser. Em sua bolsa, apenas um livro e uma canga. Nada de baldes, bolachas e lenços umedecidos. Pense que, após o almoço (sem hora para acontecer), você vai dormir tranqüila para - importante! - estar bem disposta para se acabar de dançar à noite, até o dia amanhecer de novo. Sofreu? Não, né? Gostou? Sim, né?

Não é só você. O mercado de turismo americano identificou um segmento que parece estar em franca ascensão: mães que se organizam em viagens curtas, sem filhos ou marido, apenas com amigas. Entre os objetivos: sair da rotina, descansar, se divertir e, hummm, fazer compras.

Segundo pesquisa da empresa de serviços de viagem AAA, o segmento “amigas viajando” já responde por quase 5% de todos os gastos com viagens nos EUA. 24% das mulheres fizeram uma viagem deste tipo no ano passado e 39% pretendem fazer nos próximos anos. Os destinos mais escolhidos são os spas, as praias e as viagens “tipo shopping”, passando também por viagens de aventura e esportes.

Para se afastar um pouco do excesso de responsabilidades, as mulheres estão adorando cair na estrada. Uma coisa, assim, Thelma e Louise. Sem a parte de se atirar no Grand Canyon, é claro. Já a parte do Brad Pitt…

Leia também - Mulher Multitarefa!

Uma a Uma é uma empresa de inteligência de mercado especializada no público feminino. As sócias e colunistas do Vila Mulher, Denise Gallo e Renata Petrovic, ajudam a entender melhor e desvendar as várias faces da mulher contemporânea. Contato: umaauma@umaauma.com.br

Comente