Tweens: uma nova geração de crianças

O termo tween foi criado para caracterizar crianças entre 8 e 14 anos: é a mistura de teens (adolescente, em inglês) e between (no meio de). Essa turma entre a infância e a puberdade cresce num mundo bem diferente daquele dos pais - as fotos do nascimento, por exemplo, não estão reunidas em álbuns, mas em sites e blogs.

Esses pequenos podem não ter ainda muita altura, mas já apresentam grande interesse pela informação. Criados em meio às novas tecnologias de comunicação conseguem se concentrar em mais de cinco canais de informação ao mesmo tempo. Assistem TV, navegam na internet, conversam pelo msn e jogam online ao som de sua banda predileta, enquanto não conseguimos dar conta nem de dois canais.

Uma pesquisa constatou que a influência dessas crianças nos gastos dos pais é enorme. Crianças entre 2 e 3 anos reconhecem marcas e podem ser influenciadas na questão da lealdade. Já que são expostas a cerca de 30 mil anúncios anuais. Assim, passam a ter um poder de escolha muito maior do que as crianças do passado.

São eles que definem a compra de jogos e brinquedos, escolhem a marca do tênis e das roupas que desejam vestir. Aos pais, obviamente, cabe pagar as contas. As grandes marcas, sejam elas de confecção, tecnologia ou telefonia celular já perceberam isso e brigam cada vez mais para atingir esse filão.

O diálogo entre pais e filhos, atenção e envolvimento com as atividades dos seus filhos é fundamental e são as únicas forma de perceber e corrigir possíveis exageros e distorções na sua formação.

Por Flávia Leão Fernandes

Psicóloga - CRP 06/68043

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças comportamento tweens