Truques para as crianças comerem

Truques para as crianças comerem

Uma criança que não come direito e dá um show a cada refeição é o pesadelo - bem real - de muitas mães. Por isso separamos algumas dicas até certo ponto simples que podem ajudar bastante a fazer seu filho comer melhor.

Escolha alimentos pequenos: alimentos em miniatura fazem com que as crianças sintam que aquilo foi feito só para ela. Mini legumes ou ovinhos de codorna, por exemplo, podem ser um belo estímulo.

Capriche na apresentação do prato: se já acontece com os adultos, imagina então com as crianças? Ela comem ainda mais com os olhos, isso quer dizer que um prato bonito e colorido faz toda a diferença. Você pode até montar carinhas e bonequinhos com os legumes. Quem disse que brincar com a comida é errado?

Ofereça primeiro o que ele menos gosta: o melhor para a criança que não come verduras é tê-las à vista antes dos outros pratos da refeição. É que ela estará com mais fome e então fica mais fácil acertar esses alimentos.

Deixe a criança participar das escolhas e da preparação dos alimentos: peça para a criança escolher um prato e os pais escolhem outro. O mesmo vale para quando a família vai a um restaurante: a mãe pode sugerir que ela escolha o prato do filho e o filho escolhe o dela.


Na hora que for preparar a comida, deixe os pequenos participarem. Quando eles participam da preparação ficam mais estimulados a comerem o que produziram. No mercado, escolha as frutas junto com eles, por exemplo.

Por Larissa Alvarez

Comente