Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Crianças que não param um só minuto ou são muito desatentas. Quando alguns desses comportamentos se tornam constantes talvez seja um sinal do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Na infância, o TDAH é um dos transtornos mais comuns e, quase sempre, aparece na fase em que a criança começa a freqüentar a escola, quando não consegue se concentrar nas atividades ou mesmo vive agitado durante as aulas.

Marco Arruda - neurologista da infância e adolescência estuda há 23 anos o TDAH. Conforme o especialista é fundamental procurar um profissional especializado para que ele faça o diagnóstico final assim que ocorrer alguma suspeita.

“O diagnóstico do TDAH é clínico, feito com base nos sinais e sintomas que o paciente apresenta. Ele é de competência e responsabilidade médica”, alerta Dr. Arruda.

Os pais que estiverem nessa situação podem recorrer também ao questionário chamado de SNAP, utilizado no mundo inteiro. Para cada item deve-se escolher o grau que melhor descreva a criança e assinalar o boxe correspondente com um X.

Questionário SNAP

* SNAP-IV (versão em português validada por Mattos, P et al, 2005). Retirado do livro Levados da Breca - Um guia sobre crianças e adolescentes com TDAH.

Observe que enquanto os itens de 1 a 9 apontam para características de desatenção, os de 10 a 18 referem-se à hiperatividade e impulsividade. Se foram assinalados ao menos seis boxes vermelhos e/ou seis azuis, há suspeita de TDAH. Poderemos ter três situações diferentes:

1) Assinalados seis ou mais boxes vermelhos e seis ou mais boxes azuis. Neste caso, a suspeita é de TDAH combinado, ocorrem tanto sintomas de desatenção quanto de hiperatividade/impulsividade.

2) Assinalados seis ou mais boxes vermelhos e menos de seis boxes azuis. A suspeita é de TDAH predominantemente desatento, também denominado apenas como TDAH, condição em que os sintomas de hiperatividade/impulsividade não ocorrem ou são discretos.

3) Assinalados seis ou mais boxes azuis e menos de seis boxes vermelhos. A suspeita é de TDAH predominantemente hiperativo/impulsivo, condição em que a desatenção é menos evidente.

Comente

Assuntos relacionados: crianças transtornos crianças tdah