Tenha um animalzinho em casa

Cachorrinhos, peixes ou outros animaizinhos de estimação são uma ótima companhia para as crianças. A convivência desperta o lado mais sensível e carinhoso dos pequenos. Elas aprendem a respeitar o espaço dos bichos, às vezes mais do que dos próprios pais. “As crianças vêem os animais como um amigo, um colega com quem possam brincar, mas que não têm as mesmas capacidades motoras e desenvolvimentos que elas. A criança passa a ter então a noção da diferença entre os seres e automaticamente aplica isso no dia-a-dia”, explica a terapeuta Ana Maria Cabrera. A psicóloga recomenda regularmente o contato com animais a seus pacientes.

“Não é apenas em casa que os animais apresentam benefícios à saúde. Muitos hospitais e centros de saúde já utilizam animais de estimação como método de tratamento de seus pacientes. Em São Paulo, o Hospital Pediátrico Nossa Senhora de Lourdes é um exemplo disso. Qualquer criança que precisa ficar longos períodos internada ou passa por tratamentos mais intensivos recebe visitas de animais diariamente”, afirma o veterinário Rafael Pires de Camargo.

Baseada em cuidados com cavalos, desde passeios até escovações, a equinoterapia traz benefícios à saúde das crianças. ”A equinoterapia é um tratamento auxiliar que ajuda na recuperação da deficiência mental. Ela apresenta resultados fantásticos”, garante Camargo.

Fonte - MBPress

Comente

Assuntos relacionados: saúde bem estar