Tem problema a criança ser vegetariana?

Criança vegetariana

Foto - Shutterstock

Algumas mães são vegetarianas e fica aquela dúvida: será que tem algum problema se eu der a mesma dieta para o meu filho? Afinal, ele está em fase de desenvolvimento e ter uma dieta restrita talvez não seja o melhor caminho.

A principal coisa que se deve ter em mente nesses casos é que, ao cortar um certo grupo de alimentos do cardápio, a alimentação deverá ser balanceada com algum artifício, caso necessário - como o consumo de cápsulas de vitaminas, para que não haja qualquer tipo de deficiência nutricional que possa causar problemas sérios de saúde e de desenvolvimento ao longo do tempo.

Só para esclarecer: de acordo com a Sociedade Americana de Pediatria, a dieta vegetariana pode variar em três tipos. A primeira é a dieta lacto-ovo-vegetariana, que consiste em uma alimentação sem carne, mas com produtos de origem animal como ovos, leite e derivados. A segunda é a lacto-vegetariana, que não inclui nem carne, nem ovos, mas libera o leite e derivados para consumo. A mais restritiva delas é a vegana, que não possui carne e qualquer tipo de derivado animal.

Por isso, antes de qualquer decisão quanto à dar uma dieta restritiva ao seu pequeno, fale com o seu pediatra e peça uma orientação. Dessa forma você poderá manter a taxa de nutrientes no nível correto e manter a dieta vegetariana do seu pequeno sem problemas.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: vegetarianos criança vegetariana