Tatuagem de henna: cuidado com as alergias

Tatuagem de henna cuidado com as alergias

Final de semana na praia e a criançada quer fazer tudo o que não dá para fazer quando se está na cidade: comer comidas diferentes, passar o dia todo no sol e até fazer tatuagem de henna. Mas você sabia que brincar de fazer desenhos no corpo pode acabar em alergia?

A pediatra e alergista do Hospital Infantil Sabará, Fátima Rodrigues Fernandes, explica que a henna natural não causa nenhum problema. A possibilidade de alergia aparece quando substâncias químicas são adicionadas a composição. "Com a adição de substâncias como corantes, por exemplo a parafenilenodiamina, aumenta-se o risco de sensibilizações alérgicas como dermatites de contato.

Fátima explica que os sintomas dessas alergias são: vermelhidão, coceira, inflamação, formação de bolhas e descamações. "Pode também ocorrer infecção secundária, prolongando o quadro. Posteriormente, podem ocorrer ainda reações cruzadas com outros produtos relacionados ao grupo químico como protetores solares e alguns medicamentos." Ou seja, algum produto que você use pode aumentar as lesões na pele, assim como com a exposição solar.

A pediatra explica que quando a pessoa notar os sintomas é necessário passar por uma avaliação médica para permitir um diagnóstico preciso. De forma geral o tratamento é feito com medicamentos anti-alérgicos por via oral e/ou cremes ou pomadas. "Em casos de infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos."

Se o quadro for extenso a evolução para cura é mais prolongada. Caso as lesões sejam profundas, podem ocorrer cicatrizes. Mas de uma maneira geral a solução do problema costuma ocorrer em uma semana.

A médica indica que antes de optar pela tatuagem de henna uma boa opção é verificar se já houve alguma alergia anterior, mas mesmo assim isso não garante nada. "As pessoas alérgicas são mais propensas a estes problemas. Mas é importante frisar que nem sempre a pessoa desenvolve reação na primeira tatuagem. Pode acontecer na segunda ou terceira vez que fizer."


Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: praia alergias tatuagens tatuagem