Sódio pode aumentar a pressão arterial das crianças

sodio

Foto - Shutterstock

Atenção, papais: uma dieta rica em sódio pode ser a responsável por aumentar a pressão arterial das crianças. E essa substância usada para dar sabor aos alimentos e conservá-los por mais tempo, está escondida nos alimentos industrializados mais amados pelas crianças: refrigerante, salgadinhos, bolachas recheadas, etc.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado do consumo de sódio é de 2 g por dia, para crianças maiores de 2 anos. Alguns alimentos têm quantidades alarmantes, como os macarrões instantâneos, que chegam a 50% da quantidade diária necessária. Além de moderar no consumo dos industrizalizados, a dica é evitar o sal ao máximo. Quanto menos você usa, mais chances o seu filho pequeno tem de se acostumar com alimentos poucos salgados. Usar ervas como tempero pode ser uma alternativa saborosa na hora de aposentar o sal.

Para evitar que esses vilões cheguem perto do seu filho, leia sempre o rótulo dos produtos antes de comprá-los. Alguns alimentos são ricos em sódio naturalmente, mas não fazem mal e não ultrapassam o limite diário, como batata, feijão, pêra e maçã.

leia também


Por Helena Dias

Comente