Smash the Cake: comemorando primeiro ano do bebê

Smash the Cake comemorando primeiro ano do bebê

Foto: Talitha Cicon

Depois do Trash the Dress (destruir o vestido) para noivas, a moda para aniversário de um ano do bebê é o Smash the Cake (esmagar o bolo). Uma nova proposta de sessão fotográfica que consiste no seu bebê retratado se divertindo com muito chocolate, creme e glacê de bolo em fotos criativas e divertidíssimas.

Existem várias maneiras de criar um ensaio como este. O bolo pode ser simples ou mais confeitado, as possibilidades são infinitas. A fotógrafa Cacau Quirino explicou. "A sessão de Smash Cake é uma nova proposta de sessão fotográfica para as mães que querem ter registrado um momento de pura alegria do seu filho através da fotografia e do Guest Book, ou Livro de Assinaturas, usado no dia da festa para os convidados deixarem recados e mensagens para a criança e para a família", afirmou.

Ela começou o trabalho com a amiga e fotógrafa Karin Michels em setembro de 2010, buscando uma forma de inovação na área de fotografia infantil no Brasil. Segundo ela a receptividade tem sido ótima. "Fazemos as fotos em estúdio, preferencialmente de manhã, porque a luz é melhor e oferecemos toda a estrutura para o bebê (trocador, banho, etc) e por isso as mamães chegam mais seguras e confortáveis", explicou.

Como alguns bebês pequenos ainda não tem contato com doces até um ano de vida as fotógrafas preparam um repertório de atrativos para aguçar a atenção do bebê. "Começo oferecendo doces, pirulitos, jujubas, bexigas coloridas, etc, e faço alguns clicks. Depois mudamos a roupinha do bebê e fazemos as fotos com o bolo. O bolo é feito por uma cake designer profissional, a Simone Monteiro, da Smile and Joy para garantir o interesse da criança e o sucesso das fotos. E o cenário é o mais "clean" possível para enfatizar a criança se divertindo ao "esmagar"o bolo", disse.

As fotos são feitas de maneira espontânea. "Temos que fazer com que a criança veja o bolo como um brinquedo e se divirta com ele", ressaltou. A fotógrafa garante que as sessões são uma ‘farra’ regada a muito chantilly e sorrisos.

A fotógrafa Talitha Cicon escolheu o ambiente externo para o ensaio da pequena Laura. A fotógrafa afirma que é preciso um assistente para cuidar dos detalhes a fim de não cansar os pais. Ela ressalta que planejamento é fundamental e todos os detalhes são importantes. "Planejar o bolo é uma parte do sucesso das fotos. É preciso falar com a mãe sobre as preferências de sabor da criança e evitar enfeites pequenos para não engasgar a criança e procurar saber se tem algum ingrediente que causa alergias", afirmou.


Talitha lembra que os bebês ficam encantados quando vêem o bolo. "É tudo o que eles não podem fazer em sua rotina: brincar com a comida, se esbaldarem e sujar sem dó. Então a hora que ficam ali de frente para o bolo e começam a tocá-lo é muito divertido", lembrou.

Por Catharina Apolinário

Comente