Seu filho está preparado para fazer intercâmbio?

Seu filho está preparado para viajar sozinho?
filhos-intercambio

Foto - Shutterstock

Seja para estudar uma nova língua, fazer um semestre do colégio, ou mesmo algum curso extracurricular. Há muitas oportunidades no exterior para o seu filho aproveitar e realizar o tão sonhado intercâmbio. Mas será que ele está maduro o suficiente para enfrentar essa nova empreitada sozinho? Veja algumas dicas e descubra.

O ponto mais positivo que o seu filho pode tirar de uma viagem ao exterior é o crescimento pessoal. Ele terá que se virar sem você por perto, mas isso não é algo ruim, pelo contrário. Ele irá crescer com a experiência e criará uma independência que com certeza será um ponto a favor quando tiver que resolver problemas na vida adulta.

A dica para saber se ele está preparado é testá-lo antes da partida. Quando a decisão for tomada, cabe aos pais avaliar se o filho possui o nível de autonomia necessário para viajar só. Experimente ver como ele lida com tarefas cotidianas sozinho.

Vale também verificar se a viagem não está sendo uma desculpa para fugir de bombar na escola, da falta de adaptação na instituição de ensino, de bullying. A experiência deve ser algo para acrescentar à vida do jovem e não uma espécie de fuga.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: intercâmbio vantagens intercâmbio