Sequestro em Ohio: cuidados com a segurança dos filhos

Cuidados com as seguranças dos filhos

Histórias de sequestro são cada vez mais frequentes no noticiário. O caso das meninas de Ohio que foram mantidas sob cativeiro durante 10 anos chocou o mundo inteiro e é um alerta para todos, inclusive para os pais que têm filhos pequenos.

Em virtude da triste realidade dos perigos nas ruas é necessário tomar algumas precauções para manter a segurança dos filhos. É claro que os cuidados devem ser tomados na medida do bom senso, criar filhos em uma redoma certamente não é a melhor solução.

No entanto é preciso estar atenta e tomar medidas básicas para evitar alguns riscos, como o de sequestro. Cabe aos pais e professores orientarem filhos e alunos a se protegerem corretamente, uma vez que é impossível estar com eles o tempo todo. O diálogo é essencial. Veja algumas recomendações:

- Evite que seu filho pequeno vá para a escola sozinho. A companhia de um adulto é sempre necessária.

- Quando for levar seu filho à escola, entregue-o somente ao monitor da escola na entrada. Caso utilize de serviço de transporte, informe-se muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola.

- Sempre oriente seu filho a andar em grupo em qualquer trajeto e longas caminhadas. Nunca andar sozinho em locais isolados próximos à escola.


- Alerte os filhos para que não aceitem convites de estranhos para entrarem em carros, ir à praia, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que ofereçam doces, sorvetes, chocolates ou refrigerantes. Oriente-os a gritarem muito por socorro e chamarem a polícia.

Por Jessica Moraes

Comente