Radkidz: exercício fácil e divertido para as crianças

Radkidz exercício fácil e divertido para as crianç

Foto/Divulgação FIT.PRO

A obesidade entre crianças e adolescentes brasileiros tem se agravado e tornado-se uma preocupação para os pais. Durante a 21ª Fitness Brasil Internacional a FIT.PRO apresentou o Radkidz, atividade para crianças que já é sucesso em muitos países e agora desembarca no Brasil.

As atividades físicas devem ser introduzidas na rotina das crianças a fim de se tornarem um hábito. E a Radkidz propõem interações com músicas, coreografias simples, jogos, esportes e brincadeiras, a fim de eliminar o sobrepeso de maneira rápida, fácil e divertida. O Radkidz apresenta-se nas academias e escolas como instrumento na luta contra o sedentarismo infantil.

A educadora física especialista em Fitness e Wellness e Diretora da FIT.PRO, Cida Conti afirma que Radkidz é "a resposta à crescente preocupação global sobre a obesidade e sedentarismo infantil, como um programa educativo de atividade física para crianças de 4 a 12 anos, sustentadas pelos valores da recreação, atividade física e esporte, promovendo a melhora da saúde e bem estar".

O contato com o número máximo de atividades físicas, exercícios e movimentos contribuem para a melhoria das capacidades intelectuais, físicas e motoras. As aulas têm 55 minutos de duração, divididos em 10 músicas e são divididas em dois níveis de intensidade: para crianças de 4 a 7 anos e de 8 a 12 anos.

O fator que torna o Radkidz inédito no país é a estrutura musical chamada Intelligent Music Form - IMF, um método de planejamento do treino de acordo com os diferentes ritmos. O som motiva as crianças à medida que oferece elementos como a Aventura, a Fantasia e a Competição. Nas aulas também são utilizados equipamentos como bolas, mini trampolins, steps, colchonetes, cordas, arcos, slides e bandas elásticas, entre outros.


"A intenção é que o RadKidz contribua para o aumento da atividade física no ambiente escolar, onde as crianças passam a maior parte do seu dia. Estudos comprovam que a atividade física melhora o desempenho nos estudos, além de atuar no desenvolvimento sócio-afetivo dos alunos", afirma o Professor especialista Tiago Aquino da Costa e Silva, também conhecido como Professor Paçoca.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: crianças exercícios atividades físicas