Que tal transformar garrafas pet em brinquedos?

Nas férias que tal transformar garrafas pet em bri

Foto Divulgação

Criança adora inventar moda e ver coisas comuns se transformarem em brinquedos, que tal aproveitar o tempo livre das férias e o material reciclável gerado dentro de casa e criar brinquedos divertidos e criativos? Veja como fazer.

Além de aproximar a família, fazer brinquedos de sucata resgata tradições e é ecologicamente correto. Garrafas pet, embalagens vazias, papelão e jornal ganham nova vida quando combinados a fitas coloridas, tesoura e cola pelas mãos de mães e filhos trabalhando juntos.

A regra é ser criativo e deixar que as crianças participem da criação dos brinquedos. As garrafas pet são as mais versáteis e fáceis de transformar em brinquedos, vamos lá? Chame as crianças e mãos a obra!

Cai não cai

Esse brinquedo é ideal para trabalhar a concentração e a coordenação visomotora das crianças, já que o objetivo é retirar os palitos sem derrubar o conteúdo dentro das garrafas.

O material necessário é uma garrafa pet, palitos de churrasco, bolinhas de gude, fita adesiva colorida. Os adultos devem perfurar diversas vezes a garrafa de um lado a outro com ferro de solda ou um arame grosso aquecido. Proteja as pontas com fita adesiva colorida. Coloque os palitos atravessando a garrafa, introduza as bolinhas e feche a garrafa. O jogo consiste em retirar as varetas sem deixar cair as bolinhas.

Jogo de argolas

O material necessário é o seguinte: dez garrafas pet, papel crepom, argolas, tesoura, cola e durex. Para fazer os pinos coloque um pouco de areia nas garrafas, para que fiquem em pé; depois completem com papel crepom cortado, enchendo cada uma com uma cor diferente. Depois é fechar e colar um número de 1 a 10 em cada uma. Para as argolas, pode-se cortar tampas plásticas no tamanho maior que das garrafas, para que se encaixem.

O jogo - As garrafas são agrupadas a uma certa distância dos jogadores, sempre respeitando a numeração. Os jogadores lançarão as argolas uma de cada vez, e quando acertarem na garrafa, confiram os números delas, que será correspondente a pontuação. Ganha quem fizer o maior número de pontos.

Vai e vem de garrafa pet

O vai-vem é um brinquedo bem simples, para brincar sempre em dupla. Com ele você tem que ser ágil e esperto! Com um pouquinho de capricho e de paciência você consegue fazer um brinquedo bem divertido e colorido!

O material necessário é o seguinte: duas garrafas pet, dois rolos de papelão, dois barbantes de varal com 3 metros cada, quatro pedaços de madeira de 22 centímetros cada; papel camurça colorido, cola branca e colorida e tesoura.

Para confeccionar o brinquedo, corte as duas garrafas ao meio (essa parte deve ficar com um adulto, para que os pequenos não se machuquem); e encaixem uma na outra. Recortem faixas e estrelas de papel colorido e cole-as nas garrafas. Passe os cordões de náilon pelo corpo do vaivém, sem que se cruzem. Encapem as madeirinhas com papel camurça e enfeitem como quiser.


Cortem os rolos de papelão ao meio, encapem e decorem como preferir. Eles protegerão as mãos para que a garrafa não bata nelas durante a brincadeira. Passe o fio pelos rolinhos e amarre cada uma das pontas nas madeiras já enfeitadas. Pronto!

Por Carmem Sanches

Comente