Que tal customizar a roupa junina do seu filho?

Que tal customizar o traje junino do seu filho

Foto Divulgação

Festa Junina é sempre garantia de diversão e farra, principalmente para as crianças. Mas também tem muito adulto que entra no clima e aproveita a festança da escola ou da rua. E festa não precisa ser divertida só no dia. Que tal customizar os trajes dos pequenos, pedindo para que eles ajudem nos dias que antecedem a folia junina?

Confeccionar a roupa junina é muito econômico, porque é possível usar peças que já tem no guarda roupa, incrementando com retalhos de tecidos coloridos, fitas, rendas e outros adereços. Além de divertido, o traje fica bastante original e o gasto é mínimo.

Confira as dicas abaixo e aproveite para se deixar seu filho ainda mais lindo para a festa junina:

Traje masculino

Materiais: Será preciso uma calça jeans velha, uma camisa de botão xadrez ou lisa, retalhos de tecidos, apliques, cola para pano, agulha, linha e tesoura;

Como customizar a calça: recorte corações e quadrados nos retalhos de tecido; se ainda pretende usar a peça posteriormente, não cole os tecidos, alinhave os retalhos sem seguir padrões, não se preocupe com o acabamento, pois esse é o charme da peça, o remendo mesmo.

Como customizar a camisa: pode alinhavar os retalhos como fez na calça, se ainda for usar, se não, pode usar a cola pano.

Traje feminino

Materiais: Separe um vestido estampado simples, cola quente, renda de cores variadas, botões médios coloridos, linha, agulha e tesoura;

Como customizar o vestido: Para a confecção, corte as rendas em pedaços iguais com 40 cm de comprimento; com linha e agulha, costure a lateral da renda até formar uma flor. Use os botões para fazer os miolos das flores. Pregue as flores com cola quente na barra e no corpo do vestido, sem seguir padrões também.

Cabelo: não se esqueça de enfeitar bem sua caipirinha, se não usar chapéu, faça tranças ou rabos laterais e use o que sobrou das rendas para enfeitar as pontas, as meninas vão amar!

Traje para noivo

Se o seu filho será o noivo da quadrilha, o traje terá que ser um pouco mais caprichado, mas nada que dê muito trabalho. Você vai precisar de uma camisa de manga longa, um pano de prato, retalhos de tecido estampado ou xadrez, linha para bordado branca, agulha, cola quente e quatro botões;

Como customizar o paletó - Dobre o pano de prato ao meio e corte as quinas no lado dobrado. Costure a mão os dois pedaços sobre a gola da camiseta, formando o colarinho. Em seguida, recorte mais um pequeno triângulo e cole na camiseta para fazer o bolso. No retalho xadrez, faça uma gravata de 20 cm e costure entre os colarinhos. Corte um retângulo pequeno para enfeitar o bolso. Com a linha e a agulha, faça pespontos grandes no centro da camiseta e pregue os botões no centro e nas mangas como se fosse num paletó. Por último, corte um buraco pequeno no centro da camiseta e transpasse a gravatinha por ele.

Como customizar a calça Separe uma calça preta, retalhos de tecido estampado ou xadrez, tesoura e cola quente. Recorte pequenos retângulos e cole-os na calça como se fossem remendos. Simples assim!

Traje para noiva

Não é porque sua filha foi escolhida como a noiva da quadrilha que vai gastar um dinheirão com um vestido de festa ou um modelo que só será usado uma vez certo? Aprennda como confeccionar um vestido lindinho para sua noiva caipira.

Materiais: Uma camiseta, 3,60m x 60cm de tule, rendas laranja, azul e verde (3m de cada cor) e rosa (4,50m), 15 botões médios coloridos, sianinha azul e laranja (2m de cada uma), 1,50 m de fita branca, retalhos de chita, tesoura e cola quente;

Como customizar vestido No meio da gola e nas mangas, pregue laços decorados com a cola quente. Cada um deles é feito com 50 cm de renda verde e 40 cm de cor-de-rosa. Cole um laço sobre o outro e enfeite com um pedaço de sianinha. Para a saia, dobre o tule em três camadas, formando um retângulo de 1,20 m x 60 cm, franza o tecido de leve e pregue a fita (que será a amarração) a máquina. Decore com laços e botões ao redor da barra e no corpo da saia. Faça o cinto com 1,50 m da renda rosa;

O véu é item obrigatório neste caso. Para montá-lo separe uma tiara, um tule branco medindo 1cm por 1,2 cm, renda rosa (60 cm) e verde (40 cm), retalhos de chita, tesoura e cola quente. Franza com as mãos o lado maior do tule e pregue no centro da tiara com a cola quente. Em seguida, faça um laço com a renda rosa e outro com a verde. Cole o menor sobre o maior e pregue na tiara. Recorte uma flor no retalho de chita e arremate o enfeite de cabeça.


E não se esqueça do buquê. Para fazê-lo use flores de plástico e arremate-o com as mesmas rendas e sianinhas usadas para enfeitar o vestido.

Por Carmem Sanches

Comente