Quando meus filhos podem ajudar nas tarefas da casa?

Quando incluir as crianças nas tarefas

Foto: Hero/Corbis

Uma ajudinha nas atividades domésticas nunca é demais. Ainda mais nos dias de hoje, em que muitas mães precisam sair para trabalhar e ficam sem tempo para arrumar a casa toda sozinhas. Assim, marido e, por que não, os filhos entram na dança e são convidados a participar das tarefas.

E você sabia que a criança, quando estimulada a fazer atividades domésticas desde cedo, tem uma tendência de ser mais organizada, a ter uma vida mais regrada? Então comece já a inseri-lo na rotina da casa! Além de ele lhe dar uma mãozinha, você já estará contribuindo para o futuro do seu baixinho.

Segundo Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra criador do portal Pediatria em Foco, a criança deve ser estimulada desde bebê, em torno de um ano, a ajudar nas atividades da casa, como arrumar o quarto recolhendo os brinquedos. Com o passar do tempo, essas atividades vão aumentando de intensidade e dificuldade.

"Os pais sempre devem fazer a atividade junto com a criança, e mantendo um tom de ‘brincadeira’. Por exemplo: uma criança de três anos pode começar a arrumar sua própria cama, mas não deve ficar sozinha enquanto executa a tarefa. Lembrando que a tarefa deve sempre ter uma base lúdica e agradável para ela", diz o médico.

Para ajudar você a definir quais tarefas são mais adequadas para determinadas idades, o Dr. Marcelo Reibscheid fez uma lista. Confira:

03 a 05 anos - arrumar o quarto, arrumar a cama e ajudar na arrumação geral da casa


06 a 08 anos - soma-se às anteriores o secar louça, sob supervisão de um adulto. E, dependendo da vontade da criança, já podemos colocá-la para lavar algumas louças.

09 a 11 anos - soma- se a todas as anteriores o lavar louças e limpar a casa, como passar pano, aspirador etc.

Por Marisa Walsick (MBPress)

Comente