Quando a rotina escolar invade sua casa...

Quando a rotina escolar invade sua casa

Não é somente quando os filhos nascem que a vida dos pais muda da água para o vinho. O desenvolvimento escolar dos pimpolhos é capaz de alterar, e muito, a rotina da família inteira! Compromissos, passeios e viagens que até então independiam de folgas proporcionadas pelo ano letivo começam a ter de se adaptar às semanas de prova, pesquisas, trabalhos em grupo e muita lição de casa!

Na casa do empresário paulista Alexandre Del’laringa, por exemplo, muita coisa vem mudando em termos escolares. O filho mais velho, Eduardo, de 10 anos, passou para o 5º ano do Ensino Fundamental e leva para casa uma quantidade considerável de tarefas pelo menos três vezes por semana. O pai não considera a quantidade excessiva, mas conduz as lições como prioridade e, por isso, ele e a esposa acabam abrindo mão de viagens e passeios para não prejudicar as atividades do menino.

"Por mais que não esteja ocorrendo uma ‘overdose’ de tarefas, a responsabilidade escolar do Eduardo vem aumentando e, por este motivo, fazemos um acompanhamento bem de perto, de forma que ele entenda que em primeiro lugar deve cumprir sua obrigação", diz Alexandre. "Isso não quer dizer que não tenhamos nossos momentos de lazer e descanso, mas acabamos nos adaptando ao calendário escolar", ele ressalta.

De fato, segundo a professora do curso de Psicologia da Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Luana Carramillo Going, é muito importante que os pais participem da vida escolar dos filhos, que já aos 8, 9 anos começam a arcar com maiores responsabilidades. Mas, ela faz um alerta. "Os pais não são os responsáveis pelo aprendizado. Devem, sim, estar à disposição, apoiar a criança, e disponibilizar a ela o tempo necessário para cumprir suas tarefas. A melhor postura é dialogar com os filhos, orientando-os a como melhor dividir seu tempo para resolver os assuntos escolares e também aproveitar os momentos de lazer".


Segundo a psicóloga, passear, viajar e se divertir são hábitos saudáveis que não devem ser excluídos da rotina familiar por conta das responsabilidades escolares. "Com planejamento, tudo é possível. Caso contrário, a escola fica com cara de punição e a criança passa a ver seus deveres como um fardo. Com organização e participação de todos em casa, é possível aprender e também se divertir".

Por Adriana Cocco

Comente