Qual é o melhor período para colocar os filhos na escola?

Veja dicas para escolher o período letivo do seu filho
periodo-filhos-escola

Foto - Shutterstock

Na hora da matrícula, vem a dúvida: estudar de manhã ou tarde? Essa resposta é variável e depende de dois fatores básicos: a necessidade da família e a rotina da criança.

Crianças que acordam cedo e dispostas para brincar, por exemplo, tendem ficarem melhores nos períodos da manhã. Já se ela acorda e mau humor e enrola na cama, pode ser que seja difícil tirá-la da cama cedo, por exemplo. Crianças que relutam para sair da cama tendem a terem menor aproveitamento dos estudos de manhã. Pode ser que rendam mais à tarde.

Se na rotina da sua família, vocês tendem a jantarem juntos, verem TV ou fazem qualquer coisa na parte da noite, essas crianças tendem a irem dormir mais tarde, e consequentemente, acordam mais tarde.

Adéque o horário também ao seu ritmo de trabalho. Quem tem horário mais flexível e pode passar a manhã com os filhos, prefere levá-los de tarde. Assim, tem mais tempo juntos durante a manhã. 

Tudo pode ser também uma questão de teste. Se depois que as aulas começarem as crianças relutarem em ir para a escola, talvez o horário que ela frequente não seja o ideal. O melhor é conversar com os orientadores e pedir opiniões.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: período escolar estudar de manhã