Qual a melhor hora para falar sobre dinheiro com seu filho?

Qual a melhor hora para abordar o assunto com as crianças?
educação-financeira-filhos

Foto - Shutterstock

educação financeira é um assunto que nem sempre é abordado entre os pais e as crianças. Mas com certeza é algo que deve fazer parte do diálogo com os filhos. Qual, então, seria a melhor hora para falar de dinheiro com eles?

Assim que eles conseguirem assimilar como são feitas as compras e como a casa é mantida. Não tem problema em falar sobre contas fixas como luz, água, telefone, Internet com os filhos. Aproveite situações em que eles pedem algo (principalmente coisas caras) e mostre que não é tudo que pode ser comprado quando se bem entende.

A ideia é que os pequenos saibam que dinheiro não nasce em árvore, que é necessário trabalho duro e honesto para consegui-lo e também ensinar a terem noção do valor dos seus planos - sejam eles comprar de móveis para a casa, manter as contas em dia ou até mesmo uma viagem. Assim os pequenos também aprenderão que se quiserem algo será necessário planejamento e esforço - evitando também dívidas desnecessárias.

E falando em dívidas, explique a dinâmica das prestações, caso tenham alguma, e como fazem para economizar e quitá-las aos poucos, sem passar aperto no fim do mês.

Tenha em mente que o quanto antes eles souberem do valor das coisas e como administrar as finanças, menos problemas terão futuramente, tanto na adolescência quanto na vida adulta.

Caso você peque um pouco no quesito gerenciamento de finanças, que tal aproveitar esse momento, em que está sendo o exemplo, e começar a se organizar um pouco melhor? Todos sairão ganhando.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: educação financeira