Primeiro dia na escola.

Primeiro dia de aula tende a ser muito difícil para as criança (e para os pais também) por vários motivos , medo , insegurança , obrigação ......

Mina filha de 4 anos começou a ir para a escola na semana passada , ela tem medo de tudo e eu achei que ela iria querer voltar da porta no primeiro dia , mas como não poderia ser diferente , ela fez exatamente como a irmã mais vela dela entrou na escola que nem tchau deu a unica diferença da irmã é que na hora da saida ela queria ir logo para casa para ficar comigo , a irmã queria ficar mais um pouco , ela agora come até feijão e verde (chuchu).

O primeiro dia dela na escola virou uma festa, a avó e a tia foram vê-la entrar tirarm várias fotos até mesmo dentro da escola.

A cordenadora disse que ela é um amor e muito comportada.

A professora disse que ela não deu nenhum trabalho e participou das atividades direitinho.

Isso tudo no primeiro dia de aula.

Como dá para perceber , o primeiro dia na escola da criança não precisa ser traumático.

Eu sempre tento preparar as minhas filhas para tudo , dizia para elas que na escola elas poderiam ter mais amigos , aprenderiam a ler e escrever melhor , que ir para a escola era muito bom.

Há quem imponha a escola como um castigo para a criança, tipo "não vejo a hora de você ir para a escola " num tom que a criança percebe que a pessoa quer se ver livre dela.

Ou , "você tem que ir para a escola" impondo como uma obrigação , achedito que ninguém gosta de fazer as coisas por obrigação , assim é a criança.

Isso não deve ser feito .

O que devemos fazer é ressaltar as boas coisas que vão acontecer quando a criança for para a escola , deixar bem claro se for o caso o porque dela ter que ir para a escola , pelo fato da mãe ter que trabalhar , ou a criança já estar na idade de aprender a ler e escrever , a mãe também estudar .

Conversar francamente e com calma com a criança é o melhor a ser feito.

Exemplo : Uma pessoa que mora perto da minha casa colocou tanta pressão no filho para ir para aescola que ele não entra de jeito algum , simplesmente ele levanta se arruma ela leva ele e traz de volta da porta da escola todos os dias desde o começo do ano. Chega a ser engraçado isso se repetir por vários dias .

Agora acho que ela deve procurar orientação especializada para ajudar a inserir ele no convivo escolar , isso vai ser trabalhoso .

A escola pod ser divertida e séria ao mesmo tempo.

Comente