Prepare um cardápio semanal do lanche escolar

Como preparar um cardápio semanal de lanche escola

Foto: Debby Lewis-Harrison/cultura/Corbis

Nessa volta às aulas, vale a pena investir na saúde das crianças preparando uma lancheira nutritiva e variada para garantir que as crianças se alimentem bem o ano todo! O pediatra Marcelo Reibscheid (do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco), ensina algumas receitas práticas e saborosas para montar uma lancheira saudável durante toda a semana, ideal para pais que passam longo período do dia fora de casa.

Na segunda-feira, prepare um sanduba com pão integral, frango desfiado e patê de iogurte, acompanhado de água de coco em caixinha ou sucos naturais. Para variar prepare uma salada de frutas divertida na terça, com três tipos de frutas da época e meio copo de suco de laranja.

Seguindo a dica do pediatra, reserve a quarta para liberar um doce ou refrigerante à escolha da criança. Para o lanche aposte em um beirute, preparado com uma colher de cream cheese, uma fatia de peito de peru, uma fatia de pão sírio integral, uma colher de cenoura ralada, uma folha de alface e duas folhinhas de rúcula picada.

Na quinta prepare um lanchinho de marguerita, com uma fatia de pão de forma integral, uma fatia média de queijo branco, uma fatia de tomate picado e uma pitada de orégano e manjericão.

Na sexta-feira, chame seu filho para ajudar na cozinha. "Ofereça a ele alimentos saudáveis e dê a liberdade para que ele monte o próprio sanduíche e escolha o sabor de seu suco de frutas", sugere Reibscheid.

Lembre-se de sempre colocar uma garrafinha de água na mochila. A higiene diária da lancheira e o armazenamento dos alimentos também são importantes. Prefira lancheiras térmicas.

Por Jessica Moraes

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