Piolhos, como se livrar desse mal?

Piolhos como se livrar desse mal

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Toda mãe com filhos em idade escolar já recebeu o clássico bilhete dizendo: "surgiram alguns casos de pediculose, favor examinar a cabeça do seu filho!" Daí bate o desespero, corre para vasculhar - porque examinar não é bem a palavra que descreve tal ação - e depara-se com uma bicheira, isso mesmo, o coletivo de piolhos. Desesperar-se não resolve, saiba o que indicam os especialistas para acabar com o problema.

O piolho é um inseto que vive nos cabelos e se alimenta de sangue humano. É interessante que algumas pessoas são assintomáticas: têm o bicho nos fios, mas não apresentam os sintomas e, por isso, não tratam o problema. E é no couro cabeludo desses indivíduos que o bicho resiste o ano todo.

O inseto pica o couro até quatro vezes por dia e a coceira é resultado de um processo alérgico. A nuca e a parte de trás das orelhas costumam coçar mais, por serem regiões quentes, onde eles gostam de se abrigar.

A infestação do inseto não está ligado a falta de higiene, muito pelo contrário, os piolhos não gostam de cabelos sujos. "Não há vergonha em ter piolhos. Na verdade, eles são atraídos por cabelos limpos e brilhantes, então a suposição de que apenas pessoas com pouca higiene tenham piolhos é falsa. Eu já tinha tratado crianças com piolhos na clínica, mas só quando meus filhos trouxeram aqueles bichos horríveis para dentro de nossa casa eu realmente entendi o impacto disso", salienta a pediatra da Loyola University Health System, Hannah Chow-Johnson.

Ao contrário do que muita gente pensa, a membrana que protege o ovo do piolho é super-resistente, feita de quitina, uma substância que compõe o esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes. Portanto, para retirar a lêndea é preciso escorregá-la até o fim do fio. Se você não eliminar os ovos, o animal vai continuar se proliferando.

Uma lêndea leva cerca de dez dias para sair do ovo e se tornar adulta. Cada uma mede 0,3 mm de comprimento, enquanto um piolho chega a 3 mm e vive até 40 dias.

Combate comunitário

Uma atitude importante, que pode minimizar o problema é informar o colégio do seu filho que ele está com piolho. As escolas já estão acostumadas com esse tipo de aviso e devem manter sigilo sobre a criança, mas com certeza visarão os outros alunos por meio de uma circular ou um recado na agenda, para os pais tomarem alguns cuidados.

Esse tipo de comunicado é importante porque ajuda a tratar o piolho assim que ele aparecer. Se você recebeu um aviso da escola dizendo que a cabeça do seu filho está infestada por esses insetos, faça uma conferência regularmente. O combate comunitário é defendido pelos médicos.

Como eliminá-los?


Existem diversos remédios, loções e shampoos para matar os piolhos, bem como algumas receitas caseiras, mas práticas e baratas. O secador de cabelo é uma delas. Usado com os fios secos, é uma arma importante para combater o piolho. Ele deixa a região com até 56 graus e mata o bicho pelo excesso de calor.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: crianças coceira cabeça piolho pediculose