Pilates para crianças

Pilates para crianças

Divulgação

Não é difícil ver um adulto dizendo que o corpo já não responde da mesma maneira e é preciso exercitar o esqueleto para manter tudo em dia. Mas é importante lembrar que as crianças também podem sentir dores nas costas feito gente grande, sofrendo com por má postura ou falta de exercícios físicos e até estresse.

Atualmente, crianças têm o Pilates como aliado no alívio de tensões e podem se exercitar com aulas específicas. “O conteúdo trabalhado precisa ter um sentido para que as crianças o assimilem e o transformem em conhecimento” explica Alice Becker, sócia da Phisio Pilates Educação, em Salvador.

Ela diz que é preciso estabelecer identidade e conexões entre as aulas e o universo no qual as crianças estão inseridas para que, com isso, percebam os benefícios da boa postura, da concentração e da respiração correta.

Pilates para crianças

Divulgação

Segundo Alice, o método proporciona, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa.

Pilates para crianças

Divulgação

Isso faz com que adquiram consciência e aprendam a respeitar as possibilidades e os limites próprios e os dos outros. “As diferenças na qualidade de vida são notáveis como sono mais tranquilo, flexibilidade e digestão”, afirma.


Para a realização dos exercícios são utilizados os equipamentos do Pilates (Reformer, Trapézio, Cadeira Combo, Barril, etc) para trabalhar o corpo e a postura. Os exercícios são executados com a resistência ou assistência de molas, em superfícies instáveis ou não familiares, o que possibilita um resultado melhor.

Pilates para crianças

Divulgação

Também são usados acessórios como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua. O método para crianças tem como objetivo aliar atividades lúdicas com movimentos que compõem o universo infantil, como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilíbrio, jogos com bolas de diversos tamanhos e até passos de dança.

Grupo de crianças praticando Pilates

Divulgação

A iniciativa faz parte do projeto “Pilates para Crianças”, encabeçado pela Phisio Pilates em parceria com a educadora Mayra Nascimento. A idade indicada para começar a fazer as aulas é a partir dos oito anos de idade.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente