Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros

livro

Foto - Divulgação

Se educar um filho nunca foi uma tarefa fácil, agora então, parece ainda mais assustador. Independentes ou crentes disto, as crianças de hoje estão acostumadas a receber mais informações que suas mentes são capazes de suportar. O livro, "Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros", de Augusto Cury, aponta os principais problemas que os pais estão enfrentando com essa geração formada de ansiedade, irritabilidade e insatisfação crônica.

Um dos pontos citados na obra do autor é o que queremos de nossos filhos e como contribuímos na formação deles para serem herdeiros ou sucessores. Abaixo, algumas dicas de Augusto Cury sobre como formar seres capazes de pensar sozinhos e não cair nos motivos que levam a ruína de uma família.

1 - Para prevenir o desenvolvimento de herdeiros gastadores de herança, o autor fala que a primeira coisa a se fazer é ensinar as armadilhas do ritual de consumo e ensinar o consumo responsável.

2 - Exemplos de vida são fundamentais. Por isso, primeiro, preste atenção em como você age para depois cobrar melhores desempenhos de seus filhos.

3 - Transforme dificuldade em oportunidade. Se você não tem muitos recursos, saiba que a melhor maneira de formar um sucessor é levar os jovens a transformar a escassez em garra, o caos em oportunidade criativa e inspirá-los a ter sonhos e disciplina.

4 - Não seja um manual de regras para seus filhos. Se assim fizerem, estarão aptos a lidar com máquinas e consertá-las, mas não a formar pensadores.

5 - Conte sua história. Pais inteligentes deixam seus filhos saberem as dificuldades e perdas que enfrentaram para chegar onde estão.

6 - Ensine o valor da liberdade e negocie os limites.

7 - Pratique a arte da gratidão.

8 - Seja tolerante. Pais inteligentes não podem ser críticos em excesso.

9 - Abandone o vício de reclamar. Seja transparente e cumpra o que promete.

10 - Não dê bens materiais em excesso. Pais inteligentes não devem dar roupas, brinquedos, tênis, aparelhos eletrônicos em excesso, mesmo se forem milionários.

Augusto Cury ainda descreve, em frases, as principais diferenças de filhos criados de forma responsável e de filhos criados em blindagem.

"Herdeiros vivem à sombra de seus pais, sucessores constroem seu próprio legado."

"Herdeiros são especialistas em reclamar, sucessores são peritos em agradecer."

"Herdeiros são manipuladores, sucessores são conquistadores."

"Herdeiros são imediatistas, sucessores pensam no futuro, planejam e sonham a médio e longo prazo."

"Herdeiros são conformistas, amam a lei do menor esforço, sucessores são empreendedores, amam a lei do maior esforço."


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: filhos livro criação augusto cury ansiedade