Pais devem incentivar os filhos a desenharem

filhosdesenhos

Foto - Reprodução/RevistaHello/JustJared

Angelina Jolie se casou com Brad Pitt usando um vestido desenhado pela grife Versace... E com ilustrações feitas pelos filhos do casal, no véu da noiva. No último fim de semana, o casal desembarcou na Inglaterra e ele usava uma camiseta com o desenho de Malévola, que parece ter sido feito à mão. Será que essa foi mais uma obra dos filhos do casal? Desenhar é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Os primeiros rabiscos, chamados de garatujas, acontecem pelo simples prazer de rabiscar. Depois eles passam a ter papel de exploração; a criança coordena a força para fazer pontinhos, experimenta desenhar no chão, nas paredes, etc. Essa é a primeira materialização das crianças do que pensam e do que veem.

Mais para frente, o desenho se torna uma maneira de representar a realidade, mostra aquilo que lhe interessa. Geralmente, as ideias dos desenhos continuam as mesmas, o que muda são os traços. Para a psicanálise, desenhar é uma forma de fazer a criança se expressar sem precisar falar. Algumas, aliás, se expressam melhor com desenhos. É uma maneira de exteriorizar medos e desejos. Portanto, desenhar se torna uma forma de comunicação delas com o mundo em que vivem.

Como incentivar a criança a desenhar? Primeiro, deixe que seja livre. Crianças adoram desenhar no chão. De início, é mais legal do que em um livrinho ou na mesa. Depois ofereça vários instrumentos: lápis, giz de cera, giz pastel, etc.. Assim ela escolhe o que prefere. Quanto mais nova a criança, mais grosso deve ser o instrumento de pintura, para facilitar o manuseio.


Por Helena Dias

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?