Pais devem controlar o uso da internet?

Pais devem controlar o uso da internet

http://www.freedigitalphotos.net/images/image.php?src=55280

Pesquisas recentes apontam que os brasileiros têm, em média, 9 anos quando acessam o mundo virtual pela primeira vez. Com o crescimento do acesso das crianças na internet ou redes sociais, cresce também a onda de golpes voltados a esse público, que nem sempre tem a malícia necessária para evitar que o computador seja infectado por um vírus que dê total liberdade de uso por pessoas mal intencionadas.

De acordo com pesquisa publicada pelo website Consumer Fraud, 30% de todo o spam é retransmitido por equipamentos infectados em residências e home offices. Além das crianças, 50% dos adolescentes já infectaram os computadores da casa. As buscas por imagens de celebridades podem redirecionar os usuários a sites perigosos. A pesquisa McAfee Most Dangerous Celebrities (estudo anual da McAfee sobre as Celebridades mais Perigosas na Internet), divulgada em setembro do ano passado, mostra que isso ocorre com uma em cada dez pesquisas, por exemplo, sobre a modelo Heidi Klum.

Outro medo grande dos pais com relação ao uso da internet por seus filhos está relacionado aos conteúdos impróprios ou até mesmo os riscos de envolvimento com pedófilos ou outras pessoas maliciosas. O professor universitário e especialista em internet Wellido Telles afirma que é preciso impor limites quanto ao tempo de permanência na internet. "Se adultos já correm o risco de ultrapassarem os limites, imagine como é esta situação para meninos e meninas, que encontram na internet um número inimaginável de opções de entretenimento e relacionamento?! As horas literalmente voam", reforça.

Deixar o computador em áreas de circulação da casa também pode inibir o acesso às páginas de conteúdo proibido para menores. Os pais também devem sempre participar do envolvimento das crianças com a internet. "Resumindo: é preciso conhecer, saber lidar, caso contrário as orientações terão força menor, pois como podemos dar um conselho sobre algo que não conhecemos?"

Os navegadores (programas utilizados para acesso à Internet) mais comuns possuem opções que ajudam a limitar os sites acessados. Os pais podem escolher os parâmetros de forma manual ou escolher entre níveis pré-definidos de privacidade. Há a possibilidade, inclusive, de definir senhas para entrar em determinados endereços. Também se pode acessar o histórico de navegação, que geralmente fica armazenado em um menu próprio do navegador. Neste caso, para que não seja um ato de invasão de privacidade, é importante avisar os pequenos que isso vem sendo feito.


De uma maneira geral, as opções de segurança da internet para usuários do Windows podem ser acessadas pelo seguinte caminho: Botão Iniciar > opção Painel de Controle > link Opções de Internet > aba Segurança e aba Privacidade. Basta escolher as restrições.

Por Carmem Sanches

Comente