Os Playmobil estão de volta!

Os Playmobil estão de volta

Foto divulgação

Lembra dos bonequinhos Playmobil, ícones dos anos 80? Eles ficaram quase 10 anos sumidos, mas agora voltaram! Os lendários brinquedos receberam nova roupagem e foram adaptados às novas gerações. Os colecionadores e adultos nostálgicos podem até adotá-los como toy art, por que não?

O Playmobil Repaginado tem alguns diferenciais, os bonecos dessa geração se adequaram ao comportamento das crianças atuais e receberam tecnologia. Algumas linhas contam com bonecos que lançam água, barcos que flutuam e carrinhos que são movidos à fricção ou à pilha. Alguns emitem sons.

Algumas características continuam as mesmas como a altura de 7,5 cm, as mãos em forma de “u” que podem ser rotacionadas, além dos braços e pernas móveis e os cabelos destacáveis.

Curiosidades sobre o Playmobil:

- os primeiros Playmobil, em 1974, feitos na Alemanha, nasceram a partir da análise de desenhos de crianças quando retratavam pessoas. Os desenhistas do brinquedo notaram, por exemplo, que as cabeças costumavam ser desproporcionalmente grandes, em relação ao corpo. E os rostos ganharam pintados dois olhos e uma boca sorridente.

- Voltado sobretudo para a faixa etária dos quatro aos 12 anos, o Playmobil tenta ampliar o público. Hoje existe uma linha para crianças menores de quatro anos, sem peças miúdas de encaixar e com pés e mãos fixos.

- Diante da constatação de que 70% dos usuários são meninos, a fabricante alemã Geobra Brandstätter tem desenvolvido mais figuras com motivos femininos a fim de atrair as meninas. Além de avião, barco pirata, castelo e povoado viking, a marca oferece agora também casa completa, palácio e supermercado.

- No Brasil, a família Playmobil chegou em 1976 através da indústria de brinquedos Trol, empresa do ex-ministro da economia Dilson Domingos Funaro. Com o fechamento da Trol em 1991, a Estrela assumiu a produção até 1999. Depois, o brinquedo sumiu das prateleiras das lojas.

O brinquedo volta ao Brasil importado diretamente da Alemanha (fabricante Georbra) pela Sunny Brinquedos. O Boneco Palhaço (foto) por exemplo custa cerca de R$ 34,90.

Sac Sunny Brinquedos: sac@sunnybrinquedos.com.br

Por Karina Conde

Comente