O que não fazer na frente dos filhos

o que não fazer na frente das crianças

foto: Shutterstock

Uma boa educação pede bons exemplos. Por isso os pais devem ficar atentos sobre como se comportam dentro de casa, pois os filhos provavelmente irão aprender a se comportar da mesma forma. 


A criança sofre influência das pessoas que a cercam e para ela, os adultos são modelos de comportamento e a forma como agem diante das situações acaba sendo uma referencial para ela. Seu filho aponta o dedo quando está brigando? Grita? É grosseiro? Inventa mentiras? 

Discutir com o parceiro

Ao brigar na frente dos filhos, você alimenta os sentimentos negativos de medo, tristeza e incerteza na criança. Acontece também da criança se culpar pelos pais estarem brigando, e issosó estremece a sua segurança emocional, pois ela necessita sentir-se segura sobre o relacionamento dos pais.

Beber  e fumar

Como é que podemos manter nossos filhos conscientes e longe das experiências com álcool e cigarros, se bebemos e fumamos em casa? Eles aprendem observando.

Fazer xingamentos

Se você grita quando derruba alguma coisa ou xinga enquanto dirige, não espere que seu filho aja diferente. As crianças se espelham nas atitudes e no comportamento dos pais em diferentes situações. 

Contar pequenas mentiras

Evite criar pequenas mentirinhas para se livrar de um telefonema, de uma situação a qual não quer enfrentar.  A criança ao longo do seu desenvolvimento aprende que para se livrar de situações como essas pode sempre inventar uma mentira e no futuro utilizá-la como meio para se dar bem em diversas situações.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: educação