O que liberar às crianças nas férias?

crianças férias

foto: We Heart

Crianças de férias, sinônimo de bagunça! Mas bagunça faz parte e é preciso liberar algumas coisas. Mas onde impor limites? Apesar das férias ser um período diferenciado para os pequenos, o equilíbrio é fundamental e estabelecer uma rotina , mesmo que mais flexível, também é recomendável.

Dormir um pouquinho mais tarde que o habitual, por exemplo. Jogar um pouquinho mais de videogame. Desde que as atividades sejam controladas pelos pais, um tempinho a mais pode ser concedido. Liberar um salgadinho ou refrigerante (mas não deixar comer besteira o dia inteiro!). O importante é não dar liberdade total e não deixar a criança focada em apenas uma atividade.

Essa é uma ótima oportunidade também para se aproximar mais dos filhos e se envolver nessas atividades. Brincar com eles e ficar à toa sem fazer nada junto com eles é tão bom para os pequenos como para os próprios adultos, ainda mais porque a correria do dia a dia fora do período de férias impede esses longos momentos de curtição.

Mas melhor que deixar a criança curtir mais tempo na televisão ou no computador é aproveitar o verão para passear, andar de bicicleta e brincar ao ar livre. E também dá pra liberar uma tarde mais divertida dentro de casa em dias nublados ou de chuva. Que tal uma sessão pipoca com um filme bem animado onde as crianças possam convidar alguns amiguinhos? No fim do dia você também pode liber mais jogos e petiscos. No dia seguinte elas podem acordar um pouco mais tarde.


Estabelecendo algumas regrinhas e horários, tanto filhos como pais saem ganhando. Curta as férias com eles com mais flexibilidade!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: férias