O ambiente familiar pode contribuir para o desenvolvimento escolar?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
O ambiente familiar pode contribuir para o desenvo

O ambiente familiar é tão importante quanto a escola no desenvolvimento intelectual da criança. O interesse dos pais nos conteúdos escolares, a conversa na hora das refeições, a participação nas pesquisas, a montagem de uma biblioteca atualizada e apropriada a faixa etária dos filhos, são alguns dos exemplos que podemos criar em nossa casa, mesmo que nossos filhos tenham acesso a esses materiais na escola.

Ouvir músicas de diferentes épocas e ritmos, visitar museus em diferentes cidades, assistir peças teatrais clássicas deveriam ser passeios em família sempre que possível.

Nas grandes cidades, existem todas essas opções, porém elas perdem para os shoppings, cinemas, parques e outros, na maioria das vezes. O entretenimento e o lazer também podem ser encontrados em passeios culturais sem que você tenha que esperar pela excursão organizada pela escola do seu filho. Atualmente mesmo os museus mais antigos procuram conter programações interativas.

Esses programas devem ser feitos periodicamente, respeitando apenas a idade das crianças. Por exemplo, os menores de cinco anos, provavelmente não vou querer passar um dia inteiro num museu e esperar você ler todas as placas informativas, mas eles aguentam cerca de três horas observando objetos com sua intervenção, e um bom passeio num jardim ou parque depois.

As vivências culturais proporcionadas nos passeios em família serão o maior diferencial que essa geração poderá ter em seu currículo futuro, já que a informação através da TV, internet e leitura é tão acessível para eles.

leia também


Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças escola família