Novidades sobre vacinação em São Paulo

Novidades sobre vacinação em São Paulo

Atenção mamães! A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou três alterações no calendário oficial de vacinação que será oferecido pelo SUS em 2011 no Estado. Serão duas vacinas a mais, voltadas para as crianças, e a ampliação da idade para a imunização contra a hepatite B, que agora pode ser aplicada em indivíduos de até 24 anos, e não mais 19.

Uma das vacinas novas é a pneumocócica, que protege as crianças contra doenças graves como a meningite e alguns tipos de pneumonia. Ela já disponível na rede pública de saúde e protege contra dez sorotipos da bactéria pneumococo de maior agressividade.

Outra vacina que passa a integrar o calendário é a meningocócica, que protege as crianças contra doenças como meningite e meningococcemia causadas pela bactéria Neisseria meningitidis do tipo C. A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. A meningococcemia é uma infecção grave e disseminada causada pela bactéria.


Gripe

De acordo com secretaria, outra vacina importantíssima é a da gripe (influenza sazonal), que deve ser aplicada nos maiores de seis meses antes do período do vírus começar a circular. Como o período de circulação ocorre entre o fim do outono e o começo do inverno, começa agora a época ideal para se prevenir: março, no início do outono.

Vale ficar atenta e garantir a proteção da família toda!

Por Larissa Alvarez

Comente