Música ajuda na alfabetização das crianças, diz pesquisa

criançasmusica

Foto - Shutterstock

As crianças que têm contato desde cedo com a música desenvolvem mais facilidade para aprender a ler e escrever. A teoria foi comprovada por um estudo organizado pela Universidade Northwestern, nos EUA.

O levantamento analisou pequenos de 9 a 10 anos. A meninada foi dividida em dois grupos e mantida neles por dois anos: um tinha contato direto com música e o outro com os ensinos formais da escola. Assim, os cientistas perceberam que a garotada que aprendeu a tocar algum instrumento musical garantiu uma melhora e facilidade na escrita e leitura, além de conseguiram distinguir sons melhor e potencializaram a própria concentração - principalmente em ambientes agitados.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também realizou um estudo sobre a influência da música na leitura. Em parceria com o Instituto ABCD, os cientistas provaram que a arte também consegue melhorar o desempenho escolar de crianças e adolescentes, principalmente no âmbito da leitura.

10 escolas da rede pública de São Paulo foram analisadas pelos pesquisadores da Unifesp. As instituições de ensino foram divididas em dois grupos: um com três aulas semanais de música e outro apenas com ensino formal. Cada escola reuniu 27 estudantes de 8 a 10 anos que tinham problemas com leitura.

As crianças que tiveram contato com música demonstraram mais agilidade para ler e aumentaram gradativamente suas notas na matéria de Português, ao contrário do grupo que não teve nenhum estímulo musical. A análise durou cinco meses.

E se você acha que a música no ensino não é coisa séria, saiba que a lei nº 11.769/2008 diz que a arte é matéria obrigatória do Ensino Básico Brasileiro, para desenvolver a sensibilidade e integração entre as crianças.

Os estímulos musicais também podem ser garantidos dentro de casa. Converse com as crianças e veja se elas têm interesse em aprender um instrumento - procure pelas aulas clássicas de violão, muito comuns entre 8 e 10 anos -, ou mesmo insira no dia a dia diferentes músicas no ambiente familiar.

Deixe que as próprias crianças também tomem conta das pick ups de casa e toquem as músicas que mais gostam. Quanto mais envolvidas, mais interesse pela música os pequenos terão. Não precisa se tornar uma obrigada, mas que sirva de um estímulo.


Por Caroline Sarmento

Comente