Mudança de escola: pontos importantes

Mudança de escola pontos importantes

Para algumas famílias que não estão satisfeitas com a escola das crianças, as férias de meio de ano podem ser a hora de mudar de colégio, mas tomar essa decisão nem sempre é fácil, seja para os pais ou para as crianças.

A psicóloga Mariana Chafon conta que as mudanças geralmente são acompanhadas por alguns receios. "No entanto os pais podem ser ajudados no processo na medida em que confiam que fizeram a melhor escolha possível e que a criança tem recursos internos suficientes para lidar com a mudança".

Para que a mudança seja positiva, Mariana explica que é importante observar diversos pontos como a dinâmica e os valores da família e as necessidades da criança. "A proximidade da residência, a linha pedagógica, o espaço físico, a grade curricular, a orientação religiosa e a orientação bi-cultural são aspectos sobre os quais os pais poderiam refletir antes de matricular seus filhos em uma determinada escola".

Ela lembra que é interessante ter em mente que a escola é uma instituição que prepara a criança para viver em sociedade e por este motivo seria interessante que os pais identificassem os valores da instituição que pretendem matricular os filhos.

Depois que a criança trocou de escola começa outro processo bastante importante, a adaptação. Nessa fase a psicóloga destaca que a livre comunicação entre família e escola facilita o processo. "Na medida em que os pais sentem-se seguros com a escolha e tem um olhar atento para a criança (como chegou da escola, o que contou, se faz o dever de casa) e tem a liberdade para apresentar eventuais dificuldades para a escola, o processo de adaptação flui bem".


Ela finaliza ressaltando que as diferenças individuais de cada criança devem ser levadas em conta. Cada uma tem seu tempo para elaborar as mudanças e então se sentir confortável com o novo espaço, novos professores e novos colegas.

Por Larissa Alvarez

Comente