Meninas dominando a ciência

Meninas dominando a ciência

Foto: divulgação

Lembra quando você estava na escola e os meninos sempre iam melhor em feiras de ciências e em matérias como matemática do que a maioria de nós? Pois parece que até esse espaço está sendo conquistado pelas meninas! O Google realizou sua primeira Feira de Ciências e as três vencedoras são meninas.

Mais de 10 mil estudantes de 91 países se inscreveram na feira. A primeira seleção escolheu 60 semifinalistas e depois 15 finalistas. Os estudantes apresentaram suas descobertas a um júri no QG do Google, no Vale do Silício.

A grande campeã foi Shree Bose, de 17 anos, que levou o premio por causa dos seus estudos sobre câncer no ovário. Ela pesquisou a crescente resistência desse tipo de câncer à substância de uma droga quimioterápica, cisplatina, em pacientes que precisam ingerir o remédio em altas doses. E descobriu que uma proteína conhecida como AMPK pode manter a eficácia da cisplatina quando as células cancerígenas começam a resistir à droga. Ela ganhou 50 mil dólares, uma viagem de 10 dias a Galápagos e uma visita ao laboratório de Física CERN na Suíça.

"Toda a minha vida eu escutei que Ciência era um mundo de homens. Esse prêmio mostra que as mulheres estão mudando essa percepção e eu fico feliz de contribuir um pouquinho ." disse Shree Bose - e como!


Naomi Shah, de Portland, EUA venceu na categoria de 15 a 16 anos, com um estudo sobre os efeitos da qualidade do ar nos pulmões, especialmente para os asmáticos. Lauren Hodge ganhou entre os mais novinhos, de 13 a 14 anos com um estudo sobre como reduzir o câncer causado por churrascos de carne. Ela descobriu que suco de limão e açúcar mascavo reduzem o nível de substâncias cancerígenas, enquanto o molho de soja aumenta.

Isso é que é girl power! Parabéns pra elas!

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: filhos meninas matemática