Medo de Papai Noel?

Medo de Papai Noel

Foto Livro "Quem tem medo do Papai Noel" (Editora Original)

Por mais estranho que possa parecer, a figura do simpático bom velhinho assusta muitos pequenos que chegam a fazer cara de espanto e até chorar quando sentam no colo do gordinho de barba branca e roupa vermelha. Para comprovar o que muitas mães já sabem, as norte-americanas Denise Joyce e Nancy Watkins, jornalistas do Chicago Tribune, resolveram juntar provas concretas e colocar tudo em um livro.

Na verdade tudo está em fotos, mais de 250, no título "Quem tem medo do Papai Noel" (Editora Original) com imagens desde os anos 50 até hoje, algumas engraçadas, outras nem tanto assim, mas cada uma recebeu comentários bem-humorados das duas jornalistas.

Segundo Maria Irene Maluf, especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial, crianças se sentem incomodadas ou tem medo de Papai Noel, muitas também de palhaços, porque a figura representada ali não tem identidade. "Ele está mascarado, portanto, elas não sabem a sua origem, é algo estranho porque ele não é parecido com ninguém que elas estão acostumadas a ver", aponta.

Para os pais, a recomendação da psicopedagoga é logo de cara não mentir para os pequenos sobre a existência do Papai Noel. "Hoje em dia, as crianças já descobrem muito cedo a verdade, devido ao fácil acesso a internet e outros meios de comunicação. Eles podem falar que o Papai Noel existe, mas sim no mundo da fantasia, como alguém que foi inspirado em um velhinho chamado Nicolau, que vive em um lugar muito frio, como um personagem de desenho animado". Eles também não precisam se preocupar com a idade certa para falar a verdade, pois muitos acabam também descobrindo através de irmãos ou amigos mais velhos.

Conforme Maluf, pais também devem falar sobre o significado do Natal com os pequenos, sendo uma festa importante para o catolicismo, pois representa o nascimento do menino Jesus.


"Se a família não é católica então eles podem dizer que é um momento importante para reunir a família, de confraternização e reencontrar quem está longe", completa.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: crianças natal papai noel