Manual para mães e babás

Manual para mães e babás

Divulgação

Ela trabalha há 12 anos com crianças pequenas em escolas e durante todo esse tempo ouviu milhares de mães angustiadas porque estavam enfrentando problemas com as babás de seus filhos. Por isso, a terapeuta de família, Roberta Palermo, criou um curso para a formação destas profissionais. Como percebeu um resultado muito positivo resolveu colocar todos os ensinamentos do curso em um livro. A partir daí começou a escrever o Babá/Mãe - Manual de instruções.

O livro é dividido em duas partes, de um lado estão dicas para que a mãe encontre uma boa babá, ajude-a a se adaptar à rotina familiar e conheça a legislação trabalhista. Do outro, a babá encontrará dicas para trabalhar bem, lidar com conflitos e transmitir segurança aos pais e a criança.

Roberta explica que a maioria dos problemas enfrentados na relação mãe e babá têm a ver com falta de informação e de comunicação entre ambas. Em conversa com o Vila Filhos, a terapeuta dá algumas dicas para conseguir uma boa babá e conviver bem com ela, confira:

- A melhor maneira de escolher uma babá é através de indicação de amigos ou familiares. Isso não garante que vá dá certo, mas ao menos faz com que a mãe confie na babá.

- Para ter mais chance de dar certo, além da babá inspirar confiança para a mãe é necessário que ela siga sempre as regras da mãe e não minta.

- A mãe não pode delegar tudo para a babá, ela precisa participar da vida do filho. Ou seja, a babá assume quando a mãe não está. "Quando a mãe está em casa ela deve dar comida para a criança, dar banho. Enquanto isso a babá arruma os brinquedos, por exemplo. Uma vez uma mãe reclamou para mim que quando ia buscar a filha na escola a menina corria para a babá. Isso acontece porque só a babá cuida da criança e a criança corre até ela porque procura a pessoa que está sempre com ela, cuidando dela. As mães precisam aprender a balancear a divisão de tarefas."

- Babá é uma profissão diferente de empregada doméstica. "Algumas mães acham que porque pagam a babá elas têm que fazer tudo para o bebê, dar banho, dar comida, etc e assim não devem fazer nada. A babá trabalha para ajudar a mãe em tarefas que são dela. Dar banho, por exemplo é tarefa da mãe e não da babá, a babá existe para ajudar a mãe nessa tarefas, fazer quando a mãe não está."

Além do livro, Roberta criou um fórum em seu site (www.robertapalermo.com.br) para que mães e babás troquem experiências, vale a pena conferir!


O livro Babá/Mãe - Manual de instruções é da Mescla Editorial e custa R$ 33,90.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: filhos mãe babá roberta palermo